Fortaleza, janeiro de 2025 — Com apenas 20 anos, Naýma Lima carrega a força de quem transforma sonhos em realidades e territórios em resistência. Produtora cultural, artevista e ativista socioambiental, Naýma foi indicada ao prêmio “Melhores da Cena 2024 – Edição Ceará”, na categoria “Produtor de Destaque”. CEO da H L N produções, integrante da Rede Reaver, do Coletivo Pira Roots, Quebra Mar Rec e Soulest, ela utiliza a arte como instrumento de luta e transformação comunitária.

Criada no bairro Pirambu, periferia de Fortaleza, Naýma iniciou sua trajetória no teatro, ainda adolescente, aos 14 anos, através de um projeto desenvolvido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA). Enquanto uma jovem em situação de vulnerabilidade social, foi através dessa experiência que ela começou a entender a realidade ao seu redor. “Eu percebi que muitas situações que vivi a vida inteira não eram certas, mas tinham nomes e estruturas que eu desconhecia. Foi aí que os movimentos sociais e ativistas me arrebataram”, conta.

Hoje, Naýma acredita no artevismo – a interseção entre arte, causas sociais e ambientais – como ferramenta de impacto. “A arte, o meio ambiente e as causas sociais se conversam em uma palavrinha: artevismo. Não estamos aqui apenas para criar ou performar, mas para movimentar a comunidade e construir consciência coletiva”, explica.

Seu trabalho é ancorado na prática. De produtora cultural, a facilitadora de rodas de conversa sobre racismo ambiental à limpeza de praias, Naýma planeja cada evento com o propósito de impactar e envolver sua comunidade em questões sociais, ambientais e culturais. “Sempre que realizamos um evento, pensamos em como podemos transformar vidas. A juventude periférica precisa de oportunidades, e é isso que buscamos construir.”

Naýma também destaca a importância da Rede Reaver em sua caminhada: “A Reaver não só oportuniza outros jovens, mas realiza sonhos. Eu me orgulho de fazer parte de uma rede que cresce, fortalece territórios e conecta ativistas em torno de uma luta coletiva.”

Sobre a indicação ao prêmio “Melhores da Cena”, Naýma diz que o reconhecimento não é apenas dela, mas sim, uma conquista coletiva. “Ela representa meus amigos, minha família e todos que acreditam no poder da cultura e das causas sociais. Se estou aqui, é porque nunca estive sozinha.”

Uma trajetória que inspira

A trajetória de Naýma é prova de que a mudança nasce de um sonho, no coração das periferias, e floresce com o poder da coletividade. Sua luta é por um mundo onde cultura, justiça e sustentabilidade caminhem juntas. “Se você tem um sonho, busque realizá-lo. E, se não tiver os caminhos, encontre-os. Sonhe, estude e comece. O importante é dar o primeiro passo.” Para Naýma, o seu maior desejo é que crianças e adolescentes da periferia tenham acesso às mesmas informações que teve, pois é isso que pode mudar realidades.

Como apoiar e votar em Naýma Lima

Para votar em Naýma Lima na categoria “Produtor de Destaque”, acesse o site oficial do prêmio “Melhores da Cena 2024” ou clique aqui e registre seu voto.

Conheça a Rede

Nossa rede tem a honra de contar com parceiros comprometidos em promover a conservação ambiental e a sustentabilidade. Juntos, trabalhamos incansavelmente para proteger e enfrentar os desafios ambientais globais.

Entre em contato

Queremos ouvir sua voz e suas ideias para um mundo mais sustentável.