A atividade, destinada apenas para os integrantes do GT da Exposição Itinerante, buscou utilizar a fotografia como meio de documentar e denunciar as injustiças socioambientais que afetam os territórios de Fortaleza. © Arquivo TdH Brasil

No último sábado (01), a Rede Reaver, em parceria com o Instituto Terre des Hommes Brasil, promoveu uma Oficina de Fotografia voltada aos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) da Exposição Itinerante. O encontro aconteceu na escola Maria Thomásia e teve como objetivo oferecer orientações técnicas para que os participantes consigam registrar, de forma crítica e consciente, o contexto do racismo ambiental nos seus territórios.

A oficina teve uma carga horário de 3h/a, com os fotógrafos Cátia Riehl e Elias Sampaio, que juntos, compartilharam conceitos fundamentais da fotografia – desde os ajustes de ISO, diafragma, obturador e luz, até o uso das cores e as regras de enquadramento – revelando como esses elementos técnicos podem transformar a forma de captar realidades sociais.

O conteúdo prático e dinâmico explorou, ainda, a história da fotografia e ressaltou o olhar único de cada integrante da Rede Reaver, reforçando que a imagem não é apenas um registro visual, mas uma ferramenta poderosa de denúncia e transformação social. “A oficina foi muito rica não só no conhecimento técnico, mas também na questão do olhar fotográfico. A Cátia e o Elias trouxeram mais do que ISO, diafragma e obturador, mostrando como cada pessoa tem uma perspectiva e como a fotografia pode ser aplicada em diferentes contextos. O mais marcante foi enxergar as imagens com um sentimento, um contexto, e perceber como elas transmitem a mensagem que o fotógrafo quer passar”, comentou Inaiê, integrante do Coletivo Revide e da Rede Reaver.

Conheça a Rede

Nossa rede tem a honra de contar com parceiros comprometidos em promover a conservação ambiental e a sustentabilidade. Juntos, trabalhamos incansavelmente para proteger e enfrentar os desafios ambientais globais.

Entre em contato

Queremos ouvir sua voz e suas ideias para um mundo mais sustentável.