Entre os dias 22 e 26 de julho, o Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH Brasil) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ceará realizaram o Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, na sala do Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), no Shopping RioMar Papicu, em Fortaleza. O evento teve como objetivo sensibilizar, capacitar e formar multiplicadores para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. O público-alvo incluiu os adolescentes da Rede Reaver, parceiros e colaboradores de TdH Brasil e representantes de movimentos sociais.
O curso foi conduzido pelo educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS)/SEMA, Milton Alves, e pela educadora Katiane Almeida, sendo dividido em duas etapas. Na primeira, os participantes exploraram temas como educação ambiental, saneamento ambiental, agroecologia, mudanças climáticas e legislação ambiental. Além disso, no último dia, foi desenvolvido um plano de ação para a aplicação prática dos conteúdos aprendidos, com o objetivo de disseminá-los em seus territórios de atuação.
A segunda etapa está programada para ocorrer em outubro, quando os participantes apresentarão a execução dos planos de ação. Entre os projetos desenvolvidos estão a Campanha de Valorização da Floresta do Curió, Horta e Armazenamento de Água para Produção de Mudas, Horta Comunitária Terra Viva Guaribal, Oficina com Catadores e a Femocopi, Palestras sobre Racismo Ambiental, Educação Ambiental no Bairro Vicente Pizon e A3P-Práticas Ambientais de Sustentabilidade no Instituto Terre des Hommes. Nesta ocasião, também será realizada a certificação dos participantes.
Wellina Cardoso, integrante da Rede Reaver e do Coletivo Alium Resistência, destacou a importância do evento. “Foi uma oportunidade de aprendizado, de trocar experiências e de entender as opiniões de cada um. Saímos com o sentimento de aprender mais, o que é muito importante para o meu desenvolvimento profissional e pessoal”, disse.
A educadora ambiental Katiane Almeida, reforçou a relevância da iniciativa. “Foram cinco dias de muita produtividade e interação, onde os participantes compartilharam seus projetos. O foco do curso foi construir uma educação ambiental capaz de sensibilizar e informar, promovendo a reconstrução de novos paradigmas na sociedade atual”, destacou.
Ana Patricia, técnica ambiental do projeto saúde ambiental de TdH Brasil, reforçou que o curso trouxe a importância de um engajamento coletivo e contínuo. “Foi um momento importante para a equipe da TdH Brasil e aos jovens participantes. Tivemos debates, discussões e vivências enriquecedoras sobre a problemática ambiental atual e as leis e políticas que a envolvem. Saímos renovados e com esperança”, comentou.