
A Rede Reaver marcou presença na 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Fortaleza, realizada em janeiro de 2024. O evento, que integra a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, teve como objetivo construir propostas para enfrentar os impactos da crise climática. Essas propostas serão debatidas nas Conferências Estaduais e contribuirão para a agenda da COP-30, que acontecerá em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025.
Com a participação ativa da juventude, a conferência foi um espaço de mobilização e construção coletiva em torno de cinco eixos centrais: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental.
“As mudanças climáticas já são uma realidade em Fortaleza e em todo o Brasil, e precisamos pensar em medidas concretas para adaptar nossas cidades a esse cenário. Quero contribuir para construir soluções que mitiguem esses impactos. É fundamental que a juventude tenha voz nesse processo, para que possamos garantir um futuro em que crianças e jovens possam viver em um meio ambiente mais saudável.”, comentou Lorena Kélvia, integrante do Coletivo Leste Limpa e da Rede Reaver.
As propostas priorizadas na Conferência Municipal serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual e farão parte do Caderno de Propostas que será debatido nas próximas etapas.
Com informações: Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma)