Reaver realiza primeira Caravana no Maranhão e engaja juventude em ações por justiça climática

Objetivo é mobilizar a juventude e reforçar a urgência de ações coletivas contra as mudanças climáticas.© TdH Brasil l Derick França

São Luís, Maranhão – Em meio às crescentes ameaças climáticas e aos alarmantes sinais de degradação ambiental, a primeira Caravana da Rede Reaver no Maranhão reuniu jovens dos diversos territórios de São Luís para um momento de imersão e reflexão voltadas à proteção do meio ambiente. Com o objetivo de mobilizar a juventude e reforçar a urgência de ações coletivas contra as mudanças climáticas, o evento, realizado em 05 de outubro, de 08h às 17h, no histórico sítio Pyranhenga, marcou um novo passo na articulação de adolescentes e jovens do estado.

A Caravana contou com a presença de 36 adolescentes e jovens que discutiram sobre os impactos ambientais em seus territórios, trocando relatos sobre os desafios que enfrentam devido à intensificação das mudanças climáticas e à ausência de políticas públicas eficazes. Esta troca, potencializada pela diversidade de coletivos e organizações presentes, foi “enriquecedora e essencial para conectar realidades que, embora distintas, compartilham os mesmos desafios e ambições,” destacou Renato Pedrosa, presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil, que apresentou o Instituto e as atividades anteriores já desenvolvidas pela Reaver.

Durante o evento, atividades culturais e oficinas foram ofertadas para fortalecer o protagonismo juvenil em causas ambientais. Os participantes participaram da oficina de ecobags, criando bolsas sustentáveis, e da oficina de biojoias, transformando materiais naturais em peças de artesanato. Para abrir a programação, o Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR) realizou a “Ciranda para Acalentar a Terra”, uma roda cultural que evocou a importância da harmonia com a natureza e da ação coletiva para preservá-la e culminou com o plantio simbólico do pau-brasil. 

As atividades incluíram também uma roda de conversa coletiva, onde os jovens refletiram sobre os impactos climáticos na vida de crianças e adolescentes maranhenses. Para Gabriely Macedo, do Centro Educa Mais Maria José Aragão, uma das jovens participantes, o evento foi inspirador. “É muito enriquecedor conhecer as nossas raízes, eu acho isso muito importante aprender sobre o nosso passado para que a gente possa ter um futuro melhor. Eu espero que aqui a gente saia revestido de conhecimento e que a gente saia com novas ideias para preservar o nosso ambiente, porque é fundamental para que haja vida futuramente.”

Nayma Lima, integrante da Rede Reaver, comentou que foi uma movimentação incrível e trouxe muitas oportunidades para jovens que normalmente não têm acesso a viagens e articulações em outros lugares. “Participar da Caravana foi uma forma de ocupar novos espaços e vivenciar intensamente cada troca. Cada pessoa que conheci tinha um ativismo forte dentro da pauta ambiental, e, com tantas culturas diferentes, tive a oportunidade e a honra de conhecer novas realidades. Elevar a Rede Reaver a um espaço com tanto potencial de crescimento e destaque foi uma experiência única”, comentou.

Os próprios jovens que estiveram presentes, participando da Caravana, propuseram uma Reaver no Maranhão com ações de educação ambiental, plantio coletivo, campanhas de conscientização nas escolas/comunidades, dentre outras propostas. Sugeriram também transformar áreas poluídas em espaços revitalizados, apoiar projetos ambientais e promover rodas de conversa e marchas. Temas como racismo ambiental e poluição também foram destacados, com foco em engajar mais jovens e influenciar políticas públicas.

Por fim, a primeira Caravana da Reaver no Maranhão encerrou-se com a manifestação cultural “Tambor de Crioula”, que trouxe o ritmo e a tradição maranhense ao evento, celebrando a riqueza cultural e o compromisso de todos em proteger o meio ambiente e construir um futuro mais justo e sustentável.

A 1º Caravana da Rede Reaver integra o projeto “Jovens como Protagonistas pelo Meio Ambiente”, promovido pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil e a Rede Reaver e conta com o apoio de Kindernothilfe e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento (BMZ). O projeto tem como propósito mobilizar adolescentes e jovens a adotarem práticas sustentáveis em defesa do meio ambiente nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a Rede

Nossa rede tem a honra de contar com parceiros comprometidos em promover a conservação ambiental e a sustentabilidade. Juntos, trabalhamos incansavelmente para proteger e enfrentar os desafios ambientais globais.

Entre em contato

Queremos ouvir sua voz e suas ideias para um mundo mais sustentável.