Reaver Piauí – Rede reúne juventude para conscientização de causas ambientais e propõe ações de preservação

Em evento com oficinas, rodas de conversa e manifestações culturais, jovens piauienses se articulam para enfrentar desafios ambientais e promover a conscientização no estado. © TdH Brasil l Ravel Santos

Teresina, Piauí – Nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, a Rede Reaver realizou sua primeira Caravana no Piauí, reunindo mais de 50 jovens e adolescentes de diferentes territórios para fortalecer a articulação em defesa do meio ambiente e justiça climática. O evento ocorreu no Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CEA – SEMAR) e trouxe uma programação diversificada com oficinas, palestras e apresentações culturais que capacitaram a juventude para enfrentar os desafios ambientais do estado e promover um futuro sustentável.

Ana Patrícia, assessora técnica de TdH Brasil, destacou a relevância do encontro. “Foi um espaço incrível para os jovens do Piauí se conectarem e se fortalecerem como protagonistas das questões ambientais. Foi um momento de troca e aprendizado, onde eles apresentaram os desafios que enfrentam, construíram ações coletivas e propuseram ideias para fazer a diferença. Esse encontro também marcou um passo importante para expandir e fortalecer a Reaver no estado, criando uma integração maior com os jovens do estado”, disse.

No primeiro dia da Caravana, no Dia do Estado do Piauí, jovens e adolescentes participaram de uma palestra com Dalton Melo Macambira, doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), que traçou a história do estado do Piauí, explorando a interseção entre cultura e preservação ambiental. A diretora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dra. Maria Cruz, também contribuiu ao contextualizar o cenário ambiental piauiense, pontuando questões locais, como o avanço da desertificação e a necessidade de práticas agroecológicas sustentáveis.

Isaac Eduardo, estudante da escola estadual Unidade Escolar Mercedes Costa e membro do Coletivo Jovens de Meio Ambiente do Piauí (CJMAPI), compartilhou sua experiência sobre o encontro. “Foi um momento muito interessante as colocações, tanto da parte acadêmica quanto dos professores, e a integração dos alunos de diferentes regiões. Tivemos um momento prático, aprendi a fazer compostagem e trouxe essa prática para fazer em casa. Esse encontro me ensinou muito sobre preservação ambiental e o papel dos jovens nesse processo.”, comentou.

A programação cultural ficou por conta do Instituto Arte na Praça, que trouxe jovens artistas para uma apresentação sensível e inspiradora, conectando a arte e a causa ambiental. As atividades seguiram com oficinas de ecobags sustentáveis e compostagem, ministradas por Rozelita Magalhães e Antônio Cícero, respectivamente. As oficinas proporcionaram conhecimento técnico aos jovens e também demonstraram a importância de pequenas ações individuais para o cuidado com o meio ambiente.

Léo Pereira, membro da Reaver-PI e do CJMAPI, destacou sua experiência: “Foi uma experiência incrível participar do 1º Encontro de Jovens pela Educação Ambiental no Piauí. Como ouvinte, pude absorver conhecimentos valiosos e, além disso, atuar como organizador do evento, o que foi desafiador, porém gratificante. Poder contribuir para a realização de um encontro que promove a conscientização ambiental foi enriquecedor. Espero que esse seja apenas o primeiro de muitos encontros e que possamos continuar trabalhando juntos em prol da educação ambiental e da sustentabilidade. A metodologia adotada foi excelente e contribuiu para o sucesso do evento. Que a juventude possa ter mais voz e vez!”.

© TdH Brasil l Ravel Santos

Um plano de ação coletivo para o meio ambiente construído pela juventude piauiense

Durante o primeiro e o segundo dia, os jovens se reuniram em grupos de trabalho para criar um plano de ação coletivo para subsidiar ações da Reaver no estado. Entre as principais propostas, os jovens definiram a necessidade de reflorestamentos, mutirões de limpeza e feiras verdes, além da criação de parcerias com escolas e órgãos ambientais para expandir o alcance das iniciativas de conscientização.

A juventude também compartilhou ideias para a consolidação da Rede Reaver no Piauí, destacando a importância de ações formativas e um calendário de atividades que contemple as particularidades do estado. Entre as sugestões, destacaram a criação de grupos de estudo sobre leis ambientais e a construção de agroflorestas em comunidades locais como resposta à desertificação no estado.

A primeira Caravana da Rede Reaver no Piauí foi realizada pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil  e pela Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração (Reaver), em parceria com o Coletivo de Juventudes do Meio Ambiente do Piauí (CJMAPI) e a Liga Acadêmica de Ecologia (LAEC), com apoio do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CEA – SEMAR) e financiamento de KNH e BMZ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a Rede

Nossa rede tem a honra de contar com parceiros comprometidos em promover a conservação ambiental e a sustentabilidade. Juntos, trabalhamos incansavelmente para proteger e enfrentar os desafios ambientais globais.

Entre em contato

Queremos ouvir sua voz e suas ideias para um mundo mais sustentável.