Natal, Rio Grande do Norte – Em um mundo onde mudanças do clima e a degradação ambiental impactam cada vez mais as comunidades vulnerabilizadas, o acesso à informação e a construção coletiva de ações para os desafios socioambientais são fundamentais. Diante desse cenário, nos dias 12 e 13 de abril, acontece a 2ª Caravana da Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração (Reaver), sob o tema “2º Encontro Potiguar das Juventudes pelo Meio Ambiente”, que vem para fortalecer o debater ambiental no território.

No primeiro dia, as atividades acontecerão no Bosque das Mangueiras, espaço gerido pela administração municipal. Já no segundo dia, o encontro será no Parque das Dunas, uma das principais áreas de conservação ambiental do estado.

O encontro tem como objetivo reunir 50 crianças, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos, para promover a troca de experiências e construir um plano de ação coletiva para o enfrentamento das questões ambientais locais. “A gente acredita na força da juventude como motor de transformação. Essa caravana é sobre refletir os impactos das mudanças climáticas e pensar coletivamente soluções que partem do nosso território e da nossa vivência.”, comenta Luiza de Sá, articuladora da Reaver no Rio Grande do Norte.

A programação da caravana contará com rodas de conversa, oficinas interativas, atividades culturais e a criação de estratégias para ações socioambientais, como campanhas e produções de placas de preservação ambiental. Além disso, também ocorrerá uma trilha ecológica no Parque das Dunas, com o objetivo de incentivas a reflexão sobre a preservação ambiental.

O que é a Caravana da Rede Reaver?

A Caravana da Reaver é um movimento que conecta jovens dos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, promovendo diálogos, oficinas, atividades culturais e práticas sustentáveis. Nosso objetivo é fortalecer as pautas ambientais nos estados, incentivando a reflexão sobre os desafios socioambientais e impulsionando ações dos coletivos locais.

A Rede Reaver integra o projeto “Jovens como Protagonistas pelo Meio Ambiente”, promovido pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil e conta com o apoio de Kindernothilfe (KNH) e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O projeto tem como principal objetivo promover a participação dos jovens em projetos sustentáveis por meio da integração socioambiental, possibilitar o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliar as oportunidades de geração de renda e do protagonismo juvenil, com foco na melhoria da qualidade de vida e na promoção do meio ambiente.

Conheça a Rede

Nossa rede tem a honra de contar com parceiros comprometidos em promover a conservação ambiental e a sustentabilidade. Juntos, trabalhamos incansavelmente para proteger e enfrentar os desafios ambientais globais.

Entre em contato

Queremos ouvir sua voz e suas ideias para um mundo mais sustentável.