Evento reuniu jovens do Maranhão, Piauí e Ceará para debater pautas ambientais e construir ações para um futuro sustentável do território maranhense. © Arquivo TdH Brasil

Os jovens têm um papel essencial no combate às mudanças climáticas e na preservação de seus territórios, atuando como protagonistas na defesa do meio ambiente e na construção de soluções sustentáveis. Conectados pela urgência da justiça socioambiental, eles demonstram que, juntos, podem impulsionar mudanças significativas no combate às mudanças climáticas e na defesa dos territórios. Foi com esse espírito que aconteceu a 2ª Caravana da Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração (Reaver) no Maranhão, nos dias 22 e 23 de março, trazendo como tema “Juventude unida pela natureza, diversidade e justiça socioambiental”.

A Reaver Maranhão, fortalecida pela Coalisão Nordeste, busca inspirar e ampliar ações que promovam a conscientização ambiental e o protagonismo juvenil. Durante dois dias de programação, jovens do Maranhão, Piauí e Ceará se reuniram para trocar experiências, debater pautas urgentes e construir coletivamente estratégias para um futuro mais sustentável.

No primeiro dia, os participantes tiveram um momento de apresentação lúdica e interativa, compartilhando suas trajetórias e as causas que defendem, fortalecendo a luta socioambiental no eixo nordeste. Para Raíssa Vitória, integrante da Reaver Maranhão, a vivência foi transformadora. “Nos últimos tempos, me interessei muito pela pauta ambiental, porque vejo o descarte incorreto de lixo no meu território e sei que isso não pode continuar. Quero fazer diferente. A juventude é o futuro e não está perdida. Estamos conscientes do que queremos e do que podemos fazer.”, disse.

A programação seguiu com uma roda de conversa e um cine-debate sobre a importância da água, ministrada por Thereza Christina Pereira Castro, vice-coordenadora nacional do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH). O debate reforçou a necessidade de defender a água como um direito e uma política pública essencial para a vida. O primeiro dia teve como eixo central a importância da água para o planeta, em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado na mesma data.

No período da tarde, os jovens participaram da elaboração do plano de ação da Reaver Maranhão para o ano de 2025. Renato Pedrosa, presidente do TdH Brasil, destacou o avanço da mobilização: “Foi feito um diagnóstico dos problemas de São Luís, e os jovens estão percebendo que precisam receber mais informações. A ideia é produzir cartilhas e campanhas denunciando a poluição de rios e mares, além de fortalecer a incidência política.”, comentou.

Entre as atividades planejadas, destacam-se oficinas sobre racismo ambiental, educação financeira, reciclagem e danças populares, além de campanhas de valorização de espaços ambientais e produção de podcasts. No âmbito da incidência política, a Reaver Maranhão se comprometeu a atuar na defesa da implementação de políticas públicas de educação ambiental e na luta por melhorias no saneamento básico e na dignidade menstrual. Além disso, a Reaver Maranhão segue alinhada com a Reaver Nordeste, que impulsiona ações como o Festival pelo Clima, um espaço de expressão artística e mobilização para o enfrentamento das mudanças climáticas. Essa articulação fortalece a participação juvenil na construção de soluções sustentáveis para seus territórios.

Já o segundo dia da Caravana foi marcado por uma imersão histórica e cultural no Sítio do Físico, um espaço com estruturas que datam de 1700. Durante uma trilha guiada, os participantes puderam conhecer as histórias de resistência que permeiam o local, dialogando com seus responsáveis sobre a importância da preservação desse patrimônio histórico e ambiental.

Para Inaiê, integrante da Reaver Fortaleza, essa troca reforça a conexão entre os territórios do Nordeste. “A Reaver é um espaço de aprendizado, conscientiza sobre a temática ambiental e incentiva a incidência política. É fundamental que a juventude entenda seus territórios, suas lutas e pautas, para reivindicar de forma consciente. Sair de Fortaleza para São Luís foi uma experiência rica: apesar das diferenças culturais, a luta é a mesma.”

Encerrando a programação, ocorreu uma oficina de confecção de ecobags e biojoias, onde crianças, adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de expressar sua criatividade. Cada peça produzida representou um pouco da identidade e da força de seus criadores, reforçando a conexão entre arte, cultura e sustentabilidade. Para Evellin Bhatistha, participante da Caravana, a experiência foi enriquecedora. “A Reaver Maranhão foi uma porta de entrada para mim. Aqui, o meio ambiente não é muito valorizado, apesar de termos tantas áreas de manguezais. Esse projeto tem sido essencial para a juventude, pois estamos aprendendo mais sobre sustentabilidade e sobre como cuidar do meio ambiente. Foram dois dias incríveis de aprendizado.”

A 2ª Caravana Reaver Maranhão integra o projeto “Jovens como Protagonistas pelo Meio Ambiente”, promovido pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil e conta com o apoio de Kindernothilfe e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O projeto tem como propósito unir adolescentes e jovens para se mobilizarem por justiça climática nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Conheça a Rede

Nossa rede tem a honra de contar com parceiros comprometidos em promover a conservação ambiental e a sustentabilidade. Juntos, trabalhamos incansavelmente para proteger e enfrentar os desafios ambientais globais.

Entre em contato

Queremos ouvir sua voz e suas ideias para um mundo mais sustentável.