Em Natal, 1º Encontro das Juventudes pelo Meio Ambiente promove diálogo e oficinas para incentivar práticas sustentáveis

Evento fortaleceu a Reaver Nordeste e reuniu 35 jovens no Parque das Dunas para compartilhar experiências, promover práticas sustentáveis e fomentar o ativismo socioambiental na região.

Natal – Rio Grande do Norte. No último sábado, 09 de novembro, a Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração (Reaver) Nordeste, finalizou o seu 1º ciclo de Caravanas. Depois de passar por Maranhão e Piauí, 35 adolescentes e jovens de diversos territórios de Natal, no Rio Grande do Norte, participaram do 1º Encontro das Juventudes pelo Meio Ambiente.

Realizado no Parque das Dunas, em Natal, o encontro foi um momento de diálogo sobre as questões ambientais e climáticas, ressaltando a necessidade urgente de ações e a importância da mobilização da juventude para essa temática.

O momento iniciou com um acolhimento através de café da manhã em forma de piquenique e dinâmica de integração. Os participantes puderam se conhecer e compartilhar questões ambientais relevantes de suas realidades, destacando pontos positivos e os desafios locais.

Após a abertura, com o propósito de apresentar e discutir práticas mais sustentáveis e soluções criativas para o consumo consciente, a técnica do Instituto Terre des Hommes Brasil, Vanessa Feitosa, ministrou a “Oficina de Customização de Ecobag”, onde explicou que foi um momento importante para a Reaver do Rio Grande do Norte. Em sua fala afirma: “discutimos o impacto do plástico e a importância das empresas buscarem alternativas sustentáveis. Usamos a criatividade e, com tintas e desenhos, customizamos ecobags. Foi um momento lúdico e muito positivo, e o resultado das artes foi belíssimo.”

Jamilly Ellen, integrante da Rede Reaver e do Coletivo Meraki do Gueto, também compartilhou sua visão sobre o evento. “Fomos muito bem recebidos. A oficina de ecobag foi um sucesso, e o local tem uma cultura muito rica. Compreendemos que jovens de outros estados também enfrentam desafios como o racismo ambiental e vivem em situação de vulnerabilidade, muitas vezes sem informações sobre a problemática ambiental. Essa experiência despertou em todos nós uma vontade de querer saber mais”, disse.

Já no período da tarde, os integrantes da Reaver compartilharam um pouco das experiências que já tiveram dentro da rede, e juntamente com os demais participantes, puderam construir ações que se enquadram com a dinâmica do Rio Grande do Norte de acordo com as demandas da região. Wellina Cardoso, mais conhecida como “Welly”, integrante da Reaver e do Coletivo Alium Resistência, destacou o impacto do evento. “Estar em Natal foi uma experiência além de sonhar e acreditar, foi a concretização dos nossos sonhos. Representar a rede foi uma certeza de que a juventude pode realizar seus sonhos. Me emociona ao ver o encanto e a vontade de aprender da juventude local, sabendo que muitos não têm acesso a informações ambientais. E esse é o principal objetivo da Reaver: levar conhecimento e acesso para a juventude”.

Welly ainda complementou dizendo que é uma sorte poder participar do projeto e aprender a cada dia um pouco mais. “Eu espero que muitos jovens tenham essa oportunidade de participar das caravanas, que a Reaver possa se expandir para outras pessoas de outros estados. Está na Reaver é um sonho realizado.”, complementou.

Para encerrar o dia, o encontro trouxe uma apresentação cultural de rap, proporcionando um espaço de expressão artística e reforçando o engajamento com as causas socioambientais por meio da arte. Além disso, os participantes realizaram uma trilha pelo Parque das Dunas para conhecer a biodiversidade local e a história do parque, e puderam compreender a importância da preservação do meio ambiente para a cidade e para o planeta.

O 1º Encontro das Juventudes pelo Meio Ambiente integra o projeto “Jovens como Protagonistas pelo Meio Ambiente”, promovido pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil e pela Rede Reaver, com apoio de Kindernothilfe e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento (BMZ). A iniciativa tem o propósito de inspirar jovens do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte a adotarem práticas sustentáveis e a agirem coletivamente para enfrentar os desafios ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a Rede

Nossa rede tem a honra de contar com parceiros comprometidos em promover a conservação ambiental e a sustentabilidade. Juntos, trabalhamos incansavelmente para proteger e enfrentar os desafios ambientais globais.

Entre em contato

Queremos ouvir sua voz e suas ideias para um mundo mais sustentável.