
São Luís, Maranhão – Em um mundo onde as crises climáticas e a degradação ambiental afetam cada vez mais comunidades vulnerabilizadas, a juventude se levanta como um dos principais agentes de transformação. A 2ª Caravana da Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração (Reaver), traz como tema a “Juventude unida pela natureza, diversidade e justiça socioambiental”. O encontro irá ocorrer nos dias 22 e 23 de março, marcando o Dia Mundial da Água.
A iniciativa, voltada para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos irá ocorrer no Museu Casa do Tambor de Crioula, onde os participantes irão debater o papel das juventudes na construção de soluções ambientais, com a roda de conversa “A Importância da água no nosso planeta” e a discussão “O que é ser um jovem protagonista socioambiental?”. O encontro também será um espaço para a construção de um plano de ação estadual, com foco na educação e a mobilização ambiental.
Já no segundo dia, a Caravana se desloca para o Ecomuseu Sítio do Físico, onde os jovens participarão de atividades de educação ambiental, incluindo oficinas de construção de ecobags e biojoias. O espaço será propício para trocas ideias e debates sobre a ancestralidade, natureza e resistência.
Ana Catarina, jovem da Rede Reaver em Fortaleza e integrante da Organização Ambiental Sustentável, destaca a importância da participação das meninas e mulheres na luta ambiental. “Nós, meninas e mulheres, estamos na linha de frente da crise climática, principalmente nos territórios mais afetados. Mas também somos protagonistas da mudança. Nosso papel na defesa da água, dos nossos ecossistemas e das nossas comunidades precisa ser reconhecido e fortalecido. Essa caravana é um espaço onde a gente se organiza, aprende e se fortalece coletivamente para enfrentar os desafios ambientais e sociais.”
A mobilização da juventude maranhense pela justiça climática já vem se consolidando desde a última Caravana da Reaver no estado, realizada em outubro de 2024. Desde então, adolescentes e jovens têm se encontrado periodicamente para fortalecer a luta socioambiental e ampliar as ações no território. “A Reaver no Maranhão busca fortalecer o protagonismo juvenil, promovendo debates sobre os impactos ambientais e impulsionando ações sustentáveis nos territórios. O objetivo é garantir que os jovens defendam seu direito a um meio ambiente equilibrado e sustentável”, destaca Claudett Ribeiro, articuladora do projeto no estado.
A 2ª Caravana da Rede Reaver integra o projeto “Jovens como Protagonistas pelo Meio Ambiente”, promovido pelo Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil e a Rede Reaver e conta com o apoio de Kindernothilfe e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O projeto tem como propósito mobilizar adolescentes e jovens a se mobilizarem por justiça climática nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte.
Saiba mais em: reavernordeste.org.
Serviço: 2ª Caravana da Reaver – Juventude unida pela natureza, diversidade e justiça socioambiental
Data: 22 e 23 de março de 2025
Local e horário:
22/03 (Sábado): Museu Casa do Tambor de Crioula, das 9h às 17h.
23/03 (Domingo): Ecomuseu Sítio do Físico, das 9h às 16h.