Com o propósito de incentivar a juventude a desenvolver iniciativas sustentáveis, e debater a temática de consumo consciente, neste domingo, 8, aconteceu o 2° Seminário Reaver – Mutirão da Alegria e Consumo Consciente. O espaço proporcionou uma troca de conhecimentos e o fortalecimento comunitário, reunindo jovens da Rede Reaver, do coletivo Pantanal em Ação, pessoas periféricas, estudantes e pesquisadores.
O seminário contou com atividades teóricas e práticas em como construir uma horta comunitária, composteira e fossa verde, além de oficinas de construção sustentável e arte com materiais reciclados.
Inaiê, integrante do Coletivo Revide e da Rede Reaver, expressou sua satisfação com a oficina de grafite, intitulada ‘Arte e Identidade’. ‘Gostei muito da oficina. Foi uma experiência extremamente rica, não só por abordar a técnica do grafite, mas também por discutir a importância da arte urbana como forma de expressão e resistência. Entender como a arte pode ser um instrumento de identidade cultural e transformação social foi algo que me marcou profundamente,’ relatou.
Marina, integrante da Rede Reaver, mencionou que se identificou com as oficinas que foram ofertadas. “Eu gostei demais, espero me aprofundar cada vez mais no assunto pois pretendo fazer em casa, por exemplo, a compostagem. Espero que outras pessoas possam seguir o mesmo pensamento e fazer na casa delas também”, disse.
O evento é uma realização da Rede Reaver e do coletivo Pantanal em Ação, com o apoio de Terre des Hommes (TdH), Kindernothilfe (KNH), Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), Mata-Fome, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Argilando, Associação Barraca da Amizade e Criart.