
Nos dias 14 e 15 de março de 2025, no Sesc Iparana, em Caucaia, ocorreu a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente do Ceará. Os jovens Carla Nayra, Gabriela Moura, Lorena, Leehaney, Isaac e Marina, integrantes do eixo de incidência política da Rede Reaver, foram selecionados como delegados para essa etapa estadual. Durante os debates, o grupo destacou a importância de soluções voltadas para os territórios vulnerabilizados e a necessidade de garantir que as juventudes tenham espaço nas discussões sobre políticas ambientais.
Com o tema central “Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica”, o evento reuniu lideranças políticas, como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, especialistas e representantes da sociedade civil para aprofundar os debates sobre mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental.
Entre os resultados da conferência, foram eleitos 50 delegados titulares e 50 suplentes, além da definição de 20 contribuições do Ceará para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Entre os representantes eleitos para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília, estão as jovens Carla e Leehaney.

“A emergência climática já afeta diretamente as periferias e comunidades tradicionais, e precisamos que nossa voz seja ouvida. Participar da conferência é garantir que nossas pautas cheguem até as instâncias de decisão, para que as políticas ambientais contemplem aqueles que mais sofrem com os impactos das mudanças climáticas.”, destacou Carla Nayra, articuladora da Rede Reaver.
A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente faz parte da construção de propostas que serão debatidas na Conferência Nacional do Meio Ambiente e na COP-30, que acontecerá em Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025. O evento foi promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e contou com a participação de autoridades como a ministra Marina Silva, o deputado José Airton, Cassimiro Tapeba (Secretário Executivo da Sema), Karyna Leal (Secretaria de Planejamento e Gestão Interna da Sema), Carlos Alberto (Superintendente da Semace), Luiz Fernando Bittencourt (vice-presidente da Fecomércio), Daniel Fernandes (coordenador da Associação Caatinga) e Rosinha Tupinambá (representante da sociedade civil organizada).