A luta pela preservação das lagoas de Fortaleza: um chamado à conscientização do nosso território

Lagoa da Itaperaoba, no bairro Serrinha, em Fortaleza/CE. © Arquivo Rede Reaver

Fortaleza é uma cidade marcada por sua beleza natural belas praias e uma diversidade sem igual, mas também por diversos desafios socioambientais. Entre os tesouros mais preciosos da capital alencariana estão as lagoas, que desempenham um papel essencial para o equilíbrio ecológico, o bem-estar da população e a manutenção da biodiversidade local.

Infelizmente, muitas dessas lagoas lidam, atualmente, com o descaso do poder público, a especulação imobiliária, poluição, ocupação irregular, desmatamento e queimadas, o que ameaça não apenas sua existência, mas também a qualidade de vida da população em sua volta e quem depende delas direta ou indiretamente. As lagoas não são apenas espelhos d’água, mas fazem parte de todo um ecossistema da cidade, regulando o clima, prevenindo enchentes, oferecendo refúgio para inúmeras espécies e possuem um grande potencial cultural e econômico.

Por isso, é necessário fortalecer a conscientização e engajar a sociedade na preservação desses espaços. Afinal, as lagoas são patrimônio de todos, e cada ação – por menor que pareça – faz diferença.

A Rede Reaver, em parceria com o Instituto Terre des Hommes Brasil e o apoio de organizações como os coletivos Amor Base e Organização Ambiental Sustentável (OAS), a KNH e a BMZ, tem mobilizado a sociedade civil para valorizar e proteger essas lagoas. Através da campanha de comunicação “De Olho nas Lagoas de Fortal”, buscamos, conscientizar a população para o cuidado desse ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a Rede

Nossa rede tem a honra de contar com parceiros comprometidos em promover a conservação ambiental e a sustentabilidade. Juntos, trabalhamos incansavelmente para proteger e enfrentar os desafios ambientais globais.

Entre em contato

Queremos ouvir sua voz e suas ideias para um mundo mais sustentável.