Em alusão ao Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas, a Barraca Foi Sol, a Rede Reaver e o Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil promoverão, no sábado, dia 21, o Festival Leste Limpa.
A programação inclui o 3º Seminário da Reaver, que realizará uma roda de conversa intitulada “A influência do racismo ambiental na saúde mental”, uma oficina de fanzine “ideias para adiar o fim do mundo”, além disso, será realizado uma vivência “Alta Controle” e a limpeza na Praia da Leste. O debate será conduzido por jovens lideranças engajadas nas discussões ambientais, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o tema.
Vanessa Feitosa, psicóloga e assessora técnica em advocacy do projeto de Saúde Ambiental do TdH Brasil, destaca a relevância de discutir o assunto. “As periferias são desproporcionalmente afetadas por desastres ambientais e mudanças climáticas em comparação com bairros localizados em áreas nobres. Isso contribui para transtornos mentais, como ansiedade e medo, além de impactar diretamente a qualidade de vida dessas populações”, afirmou Feitosa.
Para finalizar, o evento contará com uma apresentação da banda Sol Roots, trazendo música, resistência e arte, fortalecendo a cena cultural do reggae na Praia da Leste.
O Festival Leste Limpa conta com o apoio de parceiros como KNH, BMZ, SoulLest, Greenpeace Fortaleza, Projeto Aqua e Coletivo PiraRoots.
Programação Completa:
- 08h00: Café da manhã
- 09h00: Roda de conversa – Impactos do Racismo Ambiental na Saúde Mental
- 12h00: Almoço
- 14h00: Vivência “Alta Controle”
- 15h30: Limpeza da Praia
- 15h30: Oficina de fanzine: “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”
- 17h00: Reggae com Sol Roots
Serviço: Festival Leste Limpa e Reggae com Sol Roots
Data: Sábado, 21 de setembro
Hora: 08h às 19h
Local: Barraca Foi Sol, avenida Moura Brasil, Fortaleza – CE.