
No sábado, 30 de novembro, ocorreu a 3ª Caravana da Rede Reaver no Rio Grande do Norte, uma iniciativa realizada pela Rede Reaver, em parceria com Terre des Hommes Brasil e com o apoio da KNH e BMZ. A atividade aconteceu na UNI-RN e reuniu adolescentes e jovens de diferentes territórios para um dia de formação, vivências e diálogo sobre justiça climática e futuro.
A programação começou com uma oficina dinâmica na piscina, conduzida por estudantes do curso de Educação Física da universidade, promovendo integração, movimento e fortalecimento de vínculos entre os participantes. Em seguida, a Junior Achievement (JA) Brasil, por meio do programa Atitude pelo Planeta, trouxe uma conversa inspiradora sobre sustentabilidade, futuro do trabalho e caminhos possíveis para empreender com responsabilidade socioambiental – temas fundamentais para juventudes que já protagonizam mudanças em seus territórios.
O encontro também abriu espaço para discutir a sustentabilidade financeira do projeto e para aprofundar o olhar sobre a COP30, que aconteceu em 2025, no Brasil. Um dos momentos mais marcantes foi a coletiva de imprensa com os jovens da Rede Reaver que participaram da COP e da Cúpula dos Povos, no Pará. Ali, eles compartilharam suas vivências, perspectivas e aprendizados, fortalecendo a circulação interna de narrativas e ampliando o acesso das demais juventudes às agendas globais do clima.
Para a Articuladora da Reaver no Rio Grande do Norte, Luiza de Sá, foi um encontro potente, cheio de troca, consciência e esperança.
“Esses encontros, como a Caravana, é algo fundamental, pois reforça o compromisso da Rede em construir processos formativos que ampliem o protagonismo jovem, estimulem novas lideranças e fortaleçam a luta por justiça climática, participação e direitos.”, disse.